Coordenador : Aloysio de Mello Figueiredo Cerqueira
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 389945.2199.72769.23022023
Departamento/Setor: MIP
Área Temática : Saúde
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Pretendemos desenvolver atividades direcionadas a dois públicos distintos: A) Atividade \Eu, você e os micróbios\: crianças de 2-5 anos de idade de creches públicas. B) Atividade \Falando de Saúde Única\: jovens de escolas públicas do ensino médio e adultos, através de encontros presenciais (oficinas, palestras) e virtuais (‘lives e podcasts’), priorizando uma linguagem ajustada e adequada a plena compreensão do conceito de saúde única e da importância na manutenção do ecossistema, para o estabelecimento da saúde humana e animal.
Local de atuação: A) Atividade Eu, você e os micróbios: Creche comunitária Dom Orione (São Francisco, Niterói) e Coluni UFFde acordo com a disponibilidade B) Atividade Falando de Saúde Única: Redes sociais do LEMA (Instagram e YouTube) As atividades serão remotas e/ou presenciais segundo a dispinobilidade e característica
Objetivo
O projeto, como ação renovada, tem como objetivo principal a educação em saúde, visando ajudar a população a se identificar como agente participante e transformador, inserindo-a na ciência, através da geração do conhecimento. Para atingir tal objetivo, pretendemos desenvolver atividades direcionadas a dois públicos distintos: A) Atividade Eu, você e os micróbios: através de encontros com crianças de 2-5 anos de idade, e da preparação de material audiovisual (vídeos, contação de histórias, jogos), livreto físico e virtual da Turma da Leminha e recursos para utilização presencial como dedoches, fantoches e material produzido em impressão 3D) visamos ensiná-los sobre a existência de micróbios do bem e micróbios do mal e sobre a importância da manutenção da higiene pessoal e ambiental; B) Atividade Falando de Saúde Única: através de encontros presenciais e remotos, pretendemos interlocutar com jovens e adultos sobre o conceito de saúde única, explicando e demonstrando - com base em publicações científicas e pesquisas institucionais - a importância da manutenção do ecossistema, para o estabelecimento da saúde humana e animal.
Resumo
Cada vez mais fica claro que o alcance da Saúde Humana está na interdependência e relação direta com a Saúde Animal e Ambiental. Dentre muitos aspectos importantes desta interação dinâmica, e como que um elemento adicional e interligante, está o que poderia se chamar de Saúde da Microbiota, qual seja, a busca de relações harmônicas nestes três níveis (humano, animal e ambiental) com os microrganismos que os habitam. Conhecer tais interações, como buscar uma microbiota saudável e se prevenir da ação deletéria de alguns microrganismos prejudiciais é aspecto essencial para o alcance da Saúde Única(One Health). A educação e informação da sociedade em geral sobre este tema é de suma importância e deve ser implementada precocemente e de forma continuada. O presente projeto pretende atuar de forma remota e presencial, junto a crianças na fase pré-escolar e seus pais, com estudantes do ensino médio e com a população em geral. O tema da Saúde Única, tendo como elo de ligação o conhecimento e entendimento do papel dos microrganismos, será implementado através de visitas, atividades lúdicas, demonstrações e palestras, todas adaptadas ao público-alvo. A atuação de docentes, técnicos e alunos de graduação e pós-graduação possibilitará a desejada e importante interação ensino, pesquisa e extensão. Espera-se que os conhecimentos transmitidos e discutidos através deste projeto colaborem de forma decisiva para uma participação mais consciente e efetiva da população na busca da Saúde Única.